Mestrado (PPGAS / UFSCar):
Título: Tornar-se aluno(a) indígena – A etnografia da escola Guarani Mbya na aldeia Nova Jacundá (Duração: 2009-2011):
http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5698
Resumo
Este projeto pretende analisar o tornar-se aluno(a) indígena, visando apontar o que significa ir à escola na perspectiva das crianças guarani mbya. A criança será aqui tomada como ator social ativo e produtor de cultura, e a escola será abordada como um espaço em que as crianças tornam-se alunos, como uma das práticas de autopoieses ou seja, de produção de significados sobre o seu mundo. Sendo assim, minha investigação pretende compreender como estas crianças produzem significados no contexto escolar e na condição de alunos indígenas, tomando a escola como um espaço de fronteira em que se articula os conhecimentos, o “modo de ser” guarani mbya e suas práticas de ensino e de aprendizagem com os conhecimentos e métodos pedagógicos escolares. Esta etnografia de uma escola guarani mbya irá contribuir para a compreensão dos significados atribuídos pelas crianças ao ir à escola, espaço onde se dão novas formas de construção de conhecimento – indígena e não-indígena – em novas relações. (AU)
Banca Examinadora:
Professora Doutora Clarice Cohn (UFSCar)
Professora. Doutora. Antonella Maria Imperatriz Tassinari (UFSC)
Doutora Maria Inês Martins Ladeira (CTI – Centro de Trabalhos Indiagenista)
(Bolsa Fapesp – Processo: 09/05000-3)