ProExt

A equipe do Observatório da Educação Escolar Indígena da UFScar vem trabalhando desde 2010 em
projetos de diagnóstico e avaliação das políticas e da gestão da educação escolar indígena e no acompanhamento da formação de professores e do cotidiano escolar com os Baniwa do Rio Içana e Cuiari (Amazonas) e com os Arara do Laranjal, Asurini do Koatinemo e Xikrin do Bacajá (Altamira/PA). Tem também atuado junto às escolas do Município de São Carlos, onde está radicada a IES, com palestras e atividades sobre a realidade e a história indígena. Propomos dar continuidade a estas atividades e ações com a formulação, junto às comunidades indígenas, de materiais didáticos específicos e diferenciados
para suas escolas por meio de oficina, ação já iniciada em 2012. Pretendemos também utilizar o material fotográfico já produzido e os conhecimentos etnográficos sobre as comunidades indígenas para realizar exposições e oficinas com escolas de São Carlos sobre as infâncias indígenas, debatendo a diversidade indígena do Brasil contemporâneo, e visando uma publicação de ampla distribuição. A proposta dá continuidade a ações desenvolvidas junto a estas comunidades indígenas e às escolas de
São Carlos desde 2010, com equipe já formada e que ora se amplia, e que já realizou oficinas de material didático iniciando a produção destes. Estas ações foram realizadas entre 2010 e 2012 com o apoio da CAPES e contou com um quadro de pesquisadores da universidade (estudantes indígenas e não-indígenas de graduação e pós-graduação) e professores pesquisadores indígenas atuantes em escolas de suas comunidades no ensino básico. As oficinas propostas dão continuidade a estas ações já iniciadas e em andamento. Com elas damos prosseguimento a uma primeira oficina realizada na UFSCar
com parceria da FUNAI de Altamira com os professores indígenas em formação da região de Altamira e ao primeiro material didático produzido por uma comunidade indígena para uso em sua própria escola com os Baniwa – comunidade Vista Alegre, Rio Cuiari. Assim também, durante todo este período, pesquisadores, em especial os indígenas, têm atuado junto às escolas de São Carlos debatendo a temática indígena, que pretendemos sistematizar e dar apoio logístico e institucional para que estas palestras se tornem mais frequentes. A exposição de fotos e a publicação de material paradidático se propõe a divulgar nosso trabalho no município, se beneficiando das atuações previamente existentes e que são por meio deste edital continuadas dos pesquisadores com as comunidades indígenas, com amplo arsenal fotográfico, diálogo com as ditas comunidades, e conhecimento antropológico, de modo a contribuir para a adequação dos currículos à Lei 11.645/2008. A UFSCar está tramitando convênios e termos de parceria com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro e com a Coordenadoria Regional Centro-Leste do SIGProj. A produção de material didático específico e diferenciado ainda é pequena no Brasil, embora o direito à educação escolar indígena específica e diferenciada já esteja previsto desde a Constituição de 1988. Assim também, a Lei 11645/2008 foi promulgada sem que tenha havido grande investimento em material didático e paradidático para suporte das práticas didáticas dos docentes no Ensino Básico público e privado. A proposta pretende contribuir para a formulação de materiais didáticos e paradidáticos para estes fins, assim como para a formação de professores indígenas das comunidades com as quais atuamos e professores não-indígenas das escolas de São Carlos para utilizar estes materiais e debater os temas em suas escolas, contribuindo também para a consolidação de propostas curriculares que respondam á especificidade das escolas indígenas e à referida legislação.

(Projeto em andamento)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>