Monografia (DCSo / UFSCar):
Título: A caminho da escola: uma etnografia da posição da escola entre os Arara do Laranjal
Resumo:
Os Arara do Laranjal, povo indígena situado à margem esquerda do Rio Iriri, afluente do Rio Xingu, se veem hoje em meio a um conturbado contexto político marcado pela construção da hidroelétrica de Belo Monte, a qual vem provocando inúmeras transformações (sociais, ambientais, políticas) na cidade de Altamira e nos povos dos arredores da região. Tendo em vista esse cenário de intensas relações com os brancos, este trabalho buscar compreender a posição da escola a partir da relação entre as propostas teóricas (modelo institucionalizado de escola indígena formatado pelo Estado) e a aplicação prática desse modelo na aldeia, o que se passa em meio a essa ebulição de acontecimentos, situando-a no cenário político pelo qual estão passando, apontando as transformações, os ritmos e horários que ela promove na aldeia, os usos e significados que a ela são atribuídos.
PALAVRAS CHAVE: Ameríndios, antropologia da política, Belo Monte, educação escolar indígena.