Ana Elisa Santiago (Mestrado)

Mestrado (PPGAS / UFSCar):

Título: Entre papéis, pessoas e práticas: etnografia da gestão da educação escolar indígena em Altamira – PA (Duração: 2012-2013):

(Bolsa Fapesp) – http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/79752/ana-elisa-santiago/Resumo

Resumo

Esta dissertação é uma etnografia da gestão da educação escolar indígena no município de Altamira (PA), que compreende nove etnias (Arara, Araweté, Asurini, Curuaia, Juruna, Kararaô, Parakanã, Xipaia, Xikrin), de línguas Carib, Jê e Tupi. Essa região corresponde, conforme a nova configuração proposta pelo Governo Federal, ao Território Etnoeducacional 11, além de ser um dos municípios da área de abrangência do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, em processo de instalação. A implementação desse modelo de gestão e as medidas de compensação e indenização pela construção de Usina tem levado a grandes mudanças, que foram acompanhadas e analisadas ao longo deste trabalho. A pesquisa de campo foi feita na secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Altamira, um lócus privilegiado uma vez que permitiu apreender diversas posições discursivas: a dos indígenas – buscando compreender o que eles esperam da escola que lhes é oferecida; a do Estado – nas políticas e diretrizes diferenciadas propostas para estas escolas; e a dos funcionários da Secretaria – responsáveis por fazer a educação escolar indígena funcionar e que frequentemente esbarram em limites financeiros, burocráticos e pedagógicos. Pretende-se aqui fazer dialogar a Antropologia do Estado e a Etnologia Indígena, de modo a que uma perspectiva possa fazer enriquecer a outra. Como Antropologia do Estado, aetnografia em gestão escolar indígena não se ateve somente aos órgãos oficiais de intervenção e tutela, mas também analisoucomo os indígenas acessam (ou não) estes serviços. E, como Etnologia Indígena, atentou-se ao funcionamento de um órgão público e ao modo como essas populações definem e lutam por suas demandas educacionais.

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Anna Catarina Morawska Vianna (UFSCar)

Prof. Dr. Edmundo Antonio Peggion (UNESP)

Prof. Dr. Luis Donisete B. Grupioni (Instituto IEPÉ)

(Bolsa Fapesp – Processo: 12/11748-3)

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