ACIEPE – História e Cultura Indígena (caracterização)

ACIEPE: História e Cultura Indígena na Escola

Departamento de Ciências Sociais (DCSo) – UFSCar

Observatório da Educação Escolar Indígena (OEEI/CAPES/MEC)

Coordenação: Profa. Dra. Clarice Cohn

(oeei.ufscar@gmail.com ou clacohn@gmail.com)

Reuniões: Quinta-feira, 18h30 ~ 20h, no Auditório do Dep. de Ciências Sociais

O curso visa oferecer subsídios para professores trabalharem com a temática indígena nas salas de aula a fim de contribuir para a consolidação da lei federal 11.645/08. Durante o curso discutiremos temas importantes para ajudar o entendimento da diversidade e da cultura indígena presentes no Brasil, através da apresentação de materiais que auxiliem os professores em suas aulas e sugerindo metodologias de aplicação e uso dos materiais disponíveis.

Apresentação e justificativas:

A Lei 11645/2008 foi promulgada sem que tenha havido grande investimento em material didático e paradidático para suporte das atividades docentes. A proposta pretende contribuir para a formulação de materiais didáticos e paradidáticos para estes fins, apresentação e debate dos materiais paradidáticos disponíveis, assim como para a formação de professores  não-indígenas das escolas de São Carlos para utilizar estes materiais e debater os temas em suas escolas.

Os estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar atuarão na ACIEPE como organizadores e palestrantes, acompanhando as aulas e sistematizando os materiais, de modo a ter nesta atividade um complemento de sua formação.

Objetivos:

- contribuir com a implantação da Lei 11645/2008;

- formar os professores do Ensino Básico da região de São Carlos para o debate das temáticas indígenas na escola;

- contribuir com a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar por meio de seu engajamento nesta atividade de extensão;

- promover a indissociabilidade de ensino pesquisa e extensão, tendo esta atividade de extensão relação direta com as de pesquisa no âmbito do Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar.