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Luíza Leite – palestra

Palestra:

Nos dias 08 e 09 de maio, recebemos Luíza Leite para debatermos juntos livros ilustrados e a produção de materiais didáticos para escolas indígenas. Luiza é autora da tese de doutorado Modos de ler e ser: a poética dos livros ilustrados, defendida em 2013 na UERJ, e autora, com Tatiana Podlubny, dos livros A fada inflada eAzulzim. Juntos discutimos a produção de materiais que temos empreendido com as escolas dos Baniwa, Arara do Laranjal, Asurini do Xingu e Xikrin do Bacajá, a estética dos livros escolares indígenas, e a estética e a poética dos livros ilustrados, assim como texto e imagem, grafismos e figuração, produção audiovisual e textual…. Antevemos muitas colaborações!

Link: http://issuu.com/fadainflada/docs/fada_inflada

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(Fotos cedidas por Clarice Cohn)

II Seminário de Infância e Criança Indígena

Olá a todos! Notícias atualíssimas sobre nosso evento em agosto!

O II Seminário Infância Criança Indígena está sendo organizado pela Universidade Federal de São Carlos, sob coordenação da Prof.ª Drª Clarice Cohn, em continuidade à 1ª edição, organizada pela Universidade Católica Dom Bosco, (UCDB), Mato Grosso do Sul, no ano de 2011.

Nesta edição, o evento ocorrerá entre os dias 18 e 22 de agosto de 2014.

Maiores informações – http://infanciaindigena.wordpress.com/

Alexandre Barbosa Pereira – Palestra

O OEEI/UFSCar recebeu esta sexta-feira, 25/4/2014, Alexandre Barbosa Pereira, professor da UNIFESP de Santos, que debateu conosco o lugar e o papel da escola em sua pesquisa sobre jovens e periferia, e as pesquisas que temos realizado nas escolas nas aldeias, debates que se revelaram muito produtivos e que esperamos tenham continuidade!

 

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(Fotos cedidas por Clarice Cohn)

 

Curadoria – ANPOCS (2010)

Convidamos a todos para uma visita On-line à exposição fotográfica realizada na ANPOCS (novembro de 2010)”As Ciências Sociais e as crianças”
Curadoria: Clarice Cohn e Adriana Busso
Curadoria: Clarice Cohn e Adriana Busso
Montagem: Clarice Cohn, Adriana Fernanda Busso, Ricardo Sant’anna, Alice Vieira dos Santos e Ana Carolina Sandoli.
Monitoria (Caxambuense): Agenor Luna, Patrick Marques e Layon Luan.

Expositores:

A) Adriana Fernanda Busso: Fotos de crianças Ashaninka do Rio Amônia – Acre assistindo as oficinas de formação de cineastas indígenas do Projeto Vídeo nas Aldeias;

B) Clarice Cohn – Fotos de crianças Kalapalo aguardando a pescaria e nos preparos do ritual Kuarup, Parque Indígena do Xingu;

C) Haroldo Palo Jr.: Fotos de crianças Ashaninka do Rio Amônia e Kaxinawa da Praia do Carapanã em sala de aula;;

D) Joana D’arc Oliveira, Juliana Carneiro, Edvaldo Xerente e José Patrocínio: Documentário DASIHÃ ZUMZE: UM REGISTRO DA INFÂNCIA XERENTE;

E) Luís Donisete B. Grupioni – Fotos de crianças Tiriyó do Amapá e Kuxuyana, em sala de aula;

F) Maria Rosa Martinez e Carolina Remorini Vídeo sobre criança Mbyá de Misiones, Argentina APRENDENDO A FAZER CESTARIA;

G) Natuyu Yuwipo, Karané e Kumaré Txicão e Projeto Vídeo nas aldeias: Vídeo MARANGMOTXÍNGMO MIRANG, DAS CRIANÇAS IKPENG PARA O MUNDO;

H) Nélio Eduardo Spélia Documentário: BRINCANTE, UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A INVENÇÃO DAS BRINCADEIRAS NA ESCOLA;

I) Rose Panet – Fotos de crianças Canela – Maranhão;

K) Samy Lamsky – Fotos de crianças no parque que ajudaram a projetar – Belo Horizonte – MG;

L) Sian Ribeiro Sene – Fotos do making of das filmagens do Brincantes

Palhinha de Eri e Lucas

Ontem (10/04/2014), após debate sobre como apresentar as músicas indígenas na escola, dentro do cronograma da ACIEPE: História e Cultura Indígena na escola, Eri Manchineri e Lucas se apresentaram, com direito a gaita de boca tailandesa e berimbau de boca. Aqui vai um pequeno trecho para apreciação…

Comemoração

O OEEI/UFSCar viveu um dia glorioso nesta sexta-feira 04/04/2014:

A defesa, pela manhã, do TCC do pedagogo Custódio Benjamim da Silva, Baniwa, sobre a educação escolar Baniwa.

À tarde, a da dissertação de mestrado no PPGAS/UFSCar de Ana Elisa Santiago, sobre a gestão da educação escolar indígena em Altamira/PA.

Parabéns ao pedagogo e a mestra em antropologia !!!!!

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(Imagens cedidas por Camila Beltrami  - Defesa de TCC de Custódio Benjamin Baniwa, 04/04/2014)

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(Imagens cedidas por Clarice Cohn –  Defesa de Mestrado de Ana Elisa Santiago, 04/04/2014)

ACIEPE – História e Cultura Indígena (caracterização)

ACIEPE: História e Cultura Indígena na Escola

Departamento de Ciências Sociais (DCSo) – UFSCar

Observatório da Educação Escolar Indígena (OEEI/CAPES/MEC)

Coordenação: Profa. Dra. Clarice Cohn

(oeei.ufscar@gmail.com ou clacohn@gmail.com)

Reuniões: Quinta-feira, 18h30 ~ 20h, no Auditório do Dep. de Ciências Sociais

O curso visa oferecer subsídios para professores trabalharem com a temática indígena nas salas de aula a fim de contribuir para a consolidação da lei federal 11.645/08. Durante o curso discutiremos temas importantes para ajudar o entendimento da diversidade e da cultura indígena presentes no Brasil, através da apresentação de materiais que auxiliem os professores em suas aulas e sugerindo metodologias de aplicação e uso dos materiais disponíveis.

Apresentação e justificativas:

A Lei 11645/2008 foi promulgada sem que tenha havido grande investimento em material didático e paradidático para suporte das atividades docentes. A proposta pretende contribuir para a formulação de materiais didáticos e paradidáticos para estes fins, apresentação e debate dos materiais paradidáticos disponíveis, assim como para a formação de professores  não-indígenas das escolas de São Carlos para utilizar estes materiais e debater os temas em suas escolas.

Os estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar atuarão na ACIEPE como organizadores e palestrantes, acompanhando as aulas e sistematizando os materiais, de modo a ter nesta atividade um complemento de sua formação.

Objetivos:

- contribuir com a implantação da Lei 11645/2008;

- formar os professores do Ensino Básico da região de São Carlos para o debate das temáticas indígenas na escola;

- contribuir com a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar por meio de seu engajamento nesta atividade de extensão;

- promover a indissociabilidade de ensino pesquisa e extensão, tendo esta atividade de extensão relação direta com as de pesquisa no âmbito do Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar.

ACIEPE – História e Cultura Indígena

Abertas as inscrições para a ACIEPE de História e Cultura Indígena oferecida neste primeiro semestre de 2014 pela equipe do Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar.

O primeiro encontro será no dia 20/03 (quinta-feira) às 18:30h no auditório do DCSo (Departamento de Ciências Sociais). Neste dia será combinado o melhor horário para seguir com os próximos encontros.

Interessados mandar e-mail para oeei.ufscar@gmail.com para mais informações e inscrição.

http://www.proex.ufscar.br/site/arq_menu_aciepes/caderno-de-aciepe-2014-1-final.pdf/view