CNPq

Título: Etnografias de escolas indígenas: da gestão ao cotidiano escolar (CNPq/CAPES n º 07/2011)

Esse projeto propõe abordar experiências de escolarização indígena tomando como referência os pontos de vista indígenas. Propomos para tal realizar etnografias dos processos de gestão e do cotidiano e das práticas pedagógicas em escolas indígenas, de modo a entendê-las a partir dos povos indígenas que são atendidos por elas, e que se engajam nestes projetos escolares e demandam a implementação de escolas em suas aldeias e comunidades. Entendemos que a demanda e a adesão dos povos indígenas por todo o Brasil requer um esforço analítico da parte dos antropólogos de entendê-los, o que propomos fazer por meio da etnografia. Assim, selecionamos realidades diversas mas em que já temos trabalhando, inclusive em um esforço comparativo , de escolas no Pará – em que a educação escolar diferenciada é ainda uma possibilidade distante – e da região do Alto Rio Negro. No Pará, dedicar-no-emos a estudar a gestão escolar do Município de Altamira, em período de transição administrativa para o Território Etnoeducacional e em momento de mudanças por conta do empreendimento de aproveitamento hidrelétrico Belo Monte, e as escolas indígenas dos Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá, neste mesmo município, e a escola Kariwassu Guarani, dos Guarani-Mbyá de Nova Jacundá, no município de Marabá. Na região do Alto Rio Negro, de larga experiência histórica de escolarização, debate, mobilização e implantação da educação escolar indígena diferenciada, e na qual o Território Etnoeducacional já se encontra em implantação, estudaremos a Escola Indígena Municipal Baniwa Paraattana/AM, no Médio Içana.

(Projeto finalizado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>